O PODER DO #ELOGIO


Todos nós temos várias necessidades na vida! Segundo a pirâmide de Maslow, na parte

inferior estão nossas necessidades fisiológicas, primitivas ou básicas como fome, sede, sexo, respiração, etc. No próximo patamar, está a necessidade de segurança, como estabilidade no emprego, segurança na saúde, etc. Logo acima, temos as necessidades de amor e relacionamentos, é o nosso senso de pertencimento. Após esse patamar, vem à necessidade de estima. E aqui o primeiro tópico é o de ser reconhecido. Por último na pirâmide vem a realização pessoal, onde um fator importante é a espiritualidade!


Nesse contexto, quando elogiamos uma pessoa, suprimos sua maior necessidade psicológica: que é ser reconhecido, saber que é amado, aceito, saber-se importante para os outros. Elogiar é como dar comida a alguém que está com fome, onde se sacia suas necessidades físicas!

O poder do elogio

O canal SoulPanceke, do #YouTube adaptou uma pesquisa do psicólogo Arthur Aron de 1997 que provou ser possível pessoas se apaixonarem respondendo 36 perguntas e olhando-se nos olhos durante 4 minutos. Muito das questões baseavam-se em elogios.


Conta-se uma história de uma mulher, casada há 20 anos, que um dia pediu ao marido:

Me de uma lista de 6 coisas que você acha importantes que eu faço, que preciso melhorar, e com isto, melhorar nosso casamento.


O marido, sabiamente, respondeu: me de até amanhã que eu te apresento a lista.


No dia seguinte, o marido foi até a floricultura, encomendou 6 rosas vermelhas e mandou com um cartão dizendo: Tudo o que você faz já é perfeito. Não precisa melhorar nada mais!


O que isto quer dizer? Que ele poderia ter enumerado as 6 coisas e falado pra ela, afinal, não somos perfeitos! Temos sempre algo a melhorar. No entanto, ele preferiu se lembrar e colocar seu foco em todas as outras “n” coisas que sua mulher fazia tão bem feito e com o coração aberto, sabendo que exatamente por essas “n” coisas é que ele estava casado com ela há tantos anos! Com isso, ele mesmo percebeu que as tais 6 coisas “que precisam ser

melhoradas” nem eram tão importantes assim. Sua esposa, por sua vez, ao ver a resposta do marido, passou a tratá-lo melhor ainda, com isso, ele por sua vez, passou a tratar ainda melhor a sua esposa.


Moral da história: ambos passaram a ter um #relacionamento #amoroso muito melhor do que tinham antes, focando apenas nos pontos positivos de cada um.


Importante ressaltar que cada vez que se for fazer um elogio a alguém, olhe nos olhos da

pessoa, fale com sinceridade e na presença de outros. Mas não bajule!


Já, quando for fazer uma crítica, primeiro elogie algo que a pessoa fez bem feito e somente

depois faça a sua critica. Não é questão de ser falso, mas de saber reconhecer as qualidades da pessoa e pensar que mesmo as mais sabidas, erram. Ninguém é perfeito!


E isso serve também como forma de #educar as #crianças.

22 visualizações

© 2018 Marilda Izzo Coach. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Virtual de A a Z - Política de Privacidade

  • @Marildaizzocoach
  • Marilda Izzo Coach
  • Marilda Izzo Coach